segunda-feira, 15 de março de 2010

Apresentação AS


João desde já agradeço o teu convite para participar neste blog,

espero que este local fique cheio de histórias de pesca muitas capturas porque é isso que nos faz ter este bichinho pelas amostras. Vou apenas postar pescarias neste espaço porque não sou de todo especialista no Spinning, buldo, corrico ou zagaias para fazer comentários das modalidades ou comentar qualquer tipo de amostras ou marcas.


Bons lançamentos,


André Silva

quarta-feira, 10 de março de 2010

Água mole em pedra dura tanto bate ate que fura.


No dia 9 de Março, não tive aulas à tarde, e perante o belo dia de sol que estava resolvi telefonar aos meus companheiros de pesca (André e Gonçalo) e perguntei-lhes se queriam ir dar banho às amostras.
O Gonçalo alinhou, pena foi o André não poder, mal nós sabíamos a tarde que nos esperava.
Ao chegarmos ao pesqueiro, deparamo-nos com um mar forte e um pouco de vento, mas lá fomos nós.
Durante uns tempos, lançamos, lançamos e nada, trocávamos de amostras e nada. Eu com a minha pouca experiência pensava: “ Qual a melhor amostra que tenho para um dia de sol e com um mar forte bem oxigenado?” optei por uma Maria agel kiss (branca).
Meia dúzia de lançamentos e senti algo a puxar, mas o que foi parou… Fiquei a pensar o que teria sido pois nunca tinha apanhado nada a spinnar. Não sabia se era peixe ou simplesmente uma rocha.
Entretanto mudei de sítio e optei por uma zagaia de 35g cm um pingalin, pois o vento soprava com maior intensidade.
O Gonçalo foi para o sítio onde eu estava e resolveu estrear a sua nova amostra, e enquanto falava comigo crava um robalo. Eu rapidamente aprecei-me a tirar a minha amostra de dentro da água e fui ajuda-lo. Cá estava ele o primeiro robalo do dia! Fiquei contente por ele, pois já algum de nós tinha apanhado peixe mas por outro lado triste, pois sempre que fui spinnar havia alguém que apanhava peixe, mas a minha sorte teimava em bater a porta.
Decidimos pescar até ao por do sol, pois coincidia com a primeira hora da enchente.
Enquanto o Gonçalo resolveu fazer uma pausa, eu teimei, não queria nada voltar para casa outra vez sem apanhar nada. Conversa daqui, conversa dali, com a zagaia a 2m de mim sinto um puxão, mas desta vez prolongou-se, continuo a recuperar mais devagar, e vi-o, desta vez sim, sabia o que era. Ali estava o meu primeiro robalo ao spinning, quando me preparava para o içar com a minha “grua” veio uma onda e … Lá foi ele a vida dele, possivelmente estava mal ferrado.
Como devem de imaginar fiquei pior que… Pois o meu primeiro robalo acabava de fugir ali mesmo aos meus pés.
Enquanto o sol se punha e não se punha, entre dois dedos de conversa e uns lançamentos lá se passou um quarto de hora, quando de repente, novamente quase aos meus pés sinto outro puxão, desta vez um pouco mais pequeno, mas dentro das medidas, este sim veio comigo para casa.
Decidimos então prolongar a pesca mais meia hora. Passados dez minutos cravo outro robalo, hoje sim, era o meu dia de sorte, desta vez bem mais longe o que deu para gozar um pouco mais o prazer de pescar um peixe. Com as dicas que o Gonçalo ia dando e com muita calma lá veio ele para terra. Levei-o a régua e muito pouco faltava para o tamanho mínimo. Por essa razão, pelo facto de já estar contente pois já tinha conseguido chamar a atenção de 3 robalos e pela luta que deu, decidi liberta-lo e lá foi ele a sua vida.
Já com o sol a posto e com um frio de cortar à faca resolvemos vir embora.


Gostaria de agradecer aos meus companheiros de pesca André e Gonçalo, pela ajuda que me têm dado pois sem eles teria sido muito mais difícil.
Material utilizado:
- Cana: Laredo spinner-300 acção 10,80g
- Carreto: Shimano stradic
- Fio: Spiderwire ultracast invisi, braid 0.17
- Amostra:zagaia prateada + pingalin transparente com brilhantes